Pílulas Tecnológicas: Aquecedores à Gás - Prevenção
- luizfelipeboueri

- 24 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Com pesar, e meus sentimentos à família das duas vítimas, venho trazer esse assunto mais uma vez com vocês: amigos, parceiros e conhecidos, em maioria, consumidores de gás natural canalizado.
Alguns podem ter acompanhado as matérias da Globo, Extra e Record, das quais participei e levantei alguns destes pontos relevantes no cuidado com aquecedores à gás, mas decidi vir aqui compartilhar mais um pouco de informações nesta área com a missão central de não amanhecermos mais com notícias tristes como a partida deste jovem casal.
Ainda não temos o resultado da perícia, não sabemos o que realmente aconteceu ou causou o acidente, e, portanto estamos trabalhando com suposições, entretanto isto me despertou para a necessidade de ratificar a importância das manutenções preventivas anuais e das inspeções periódicas de gás – IPG, a cada cinco anos, conforme a Lei 6890/2014, sem a intenção ou pretensão de apurar as causas do acidente ou responsabilidades – isto eu deixo à cargo de quem tem a autonomia para tal.
As manutenções realizadas anualmente, principalmente em edificações que têm o aquecedor instantâneo de água localizado dentro do banheiro, podem reduzir muito o risco de acidentes.
Estas manutenções têm o foco no ambiente – ventilações inferiores feitas na porta de entrada do cômodo, na ventilação superior, feita na janela ou basculante que dá para o exterior, nos pontos de ligação de entrada de água fria, gás e saída de água quente, no aparelho propriamente dito e no sistema de exaustão dos produtos da combustão – chaminé e terminal, este já no exterior da edificação.
Então, sempre que possível, faça manutenções preventivas e as inspeções periódicas, para diminuir a possibilidade da ocorrência de acidentes como estes.
Me coloco à disposição para dúvidas e papos técnicos sobre o assunto.
Um abraço a todos vocês, com o pesar da perda. Cuidem de si e dos outros com uma nova forma de olhar o consumo do gás no Brasil – A Prevenção!
LF Boueri.
.png)



Comentários